10 DICAS DE COMO MOTIVAR SEUS COLABORADORES

Fast Easy Eventos / DICAS  / 10 DICAS DE COMO MOTIVAR SEUS COLABORADORES
10-organizar-coffe-break-para-eventos

10 DICAS DE COMO MOTIVAR SEUS COLABORADORES

Todos nós sabemos que para obtermos bons resultados dentro da nossa empresa devemos trabalhar com colaboradores motivados em todos os aspectos. Isso já dizia Abraham Maslow,  Frederick Herzberg e  David McClelland cada um respectivamente com a sua Teoria de Motivação de acordo com a sua hierarquia.

Neste texto, vamos listar algumas séries de atitudes e ações que podem levar seus funcionários a se motivarem e, consequentemente, trazerem melhores resultados para sua empresa. Vamos lá!

MATERIAL DE TRABALHO

Sabemos que nenhum funcionário se sente à vontade para trabalhar em um ambiente no qual não existem ferramentas de trabalho adequadas. E isso inclui instalações, meios de comunicação, como telefones celulares e até tablets, computadores e laptops, sistemas eletrônicos de gerenciamento e administração, condições de transporte e outras que vão garantir um bom trabalho. Portanto, vamos fazer o possível para deixar o trabalho prazeroso para todos, disponibilizar os materiais necessários e ouvir as sugestões dos colaboradores quando essas forem expostas.

AMBIENTE DE TRABALHO

Não há como motivar um funcionário em meio a um ambiente ruim, desagradável, em que ele não se sinta bem. Portanto, se você – como empresário ou gestor – acredita que o clima não está bom na empresa, deve imediatamente iniciar uma pesquisa de clima organizacional que indicará o motivo de os colaboradores se sentirem assim. Em seguida, resolva as questões apontadas pelos funcionários para promover a melhoria de clima. Uma dica é promover, periodicamente, conversas entre os colaboradores de cada setor, isso promove o respeito entre cada um e elimina qualquer tipo de discórdia que possa haver entre eles.

RECOMPENSE SEU COLABORADOR!

Muitas empresas não gostam nem de ouvir falar em recompensas para funcionários, principalmente quando falamos em comissão de vendas. É muito interesse recompensar as pessoas por terem desenvolvido um bom trabalho, ou até mesmo, por vender bem. Além da tradicional comissão de vendas, dos prêmios pelo atingimento de metas e dos bônus de performance anual, campanhas pontuais com prêmios mais lúdicos, como viagens, aparelhos eletrônicos e até carros, têm um efeito muito bom na motivação da equipe. Experimente e sinta a diferença entre os membros da equipe de sua empresa!

TREINAMENTOS

Para cobrarmos um funcionário, primeiramente devemos treiná-lo de maneira correta. Promova treinamentos periódicos sobre todo o trabalho que deve realizar, se houver mudanças ou inclusão de novos produtos, treine sempre seu funcionário. Outra excelente forma de reconhecimento e motivação é ajudando a pagar cursos universitários, pós-graduações ou de idiomas.

 

SALÁRIO

Uma questão delicada se faz quando falamos em salário…. Sabemos que isso é o que melhor motiva seu colaborador! Portanto saiba que, Henry Ford fazia questão de pagar os melhores salários para atrair e preservar os melhores talentos. Por isso, tenha certeza que a remuneração que seus funcionários estão recebendo é adequada para que mantenham seu padrão de vida desejado. Sem isso, não tem como motivar funcionários.

DISPONIBILIZE BENEFÍCIOS!

Não importa qual será o benefício disposto. Saiba que, o importante é oferecer  benefícios viáveis além do salário pago. Sabemos que os benefícios estão extremamente arraigados na cultura empresarial e, muitas vezes, funcionários mudam de empresa por causa de alguns reais a mais em um ticket ou um plano de saúde melhor. Fique atento a isso!

PROMOVA DEBATES

É importantíssimo que seu funcionário se sinta como peça fundamental da sua empresa. Portanto, em determinada decisão dentro da empresa, reúna seus funcionários, debata, formule questionários, peça opiniões.  Faça com que se sintam importantes e queridos por seus superiores. Mas saiba que isso não significa que você deve fazer tudo que lhe for dito, mas mostrar que tudo isso é levado em conta!

DECISÕES TOMADAS!

Quando a gerência decidir algo no qual os colaboradores opinaram por formulários ou questionários, dê o feedback e explique o que foi aproveitado e justifique o porquê de outras ideias terem sido preteridas.

FESTAS E COMEMORAÇÕES

Claro que sabemos que, no geral, todas as pessoas adoram festas…. Portanto não deixe de promover festas de fim de ano, pequenos eventos mensais, como aniversários e outras reuniões do tipo e motive a sua equipe. Você ainda pode unir o útil ao agradável: faça convenções de vendas e de apresentação do planejamento anual de uma forma mais animada e festiva, seus funcionários vão adorar!

O FUTURO!

Converse com cada funcionário, a sós, e lhe mostre o que o seu bom trabalho pode lhe trazer. Apresente para cada um, como o seu trabalho pode lhe trazer uma carreira promissora, com crescimento, ganhos e um futuro brilhante. Mostre para cada um que quem se destacar poderá desenvolver sua carreira profissional dentro da sua empresa, com confiança e responsabilidades!

Além de tudo isso, a melhor maneira de motivar funcionários é dando o exemplo, mostrar toda sua dedicação pela empresa e se tornar admirado por suas equipes e colaboradores. É preciso que todos reconheçam a capacidade do líder de ocupar este lugar por seus próprios méritos. É necessário que percebam que podem contar com sua orientação, em caso de necessidade.

Tenha colaboradores motivados e o sucesso de sua empresa será garantido! Pense Nisso!

ESCREVA UM COMENTÁRIO